A MÚSICA TEM O PODER de influenciar nossas emoções e estados de espírito. Algumas podem nos fazer chorar, outras nos traz nostalgias, mas há aquelas que têm a capacidade de nos deixar incrivelmente felizes. Segundo um estudo conduzido pelo neurocientista holandês Jacob Jolij, certas músicas têm uma combinação específica de ritmo, letra e melodia que as torna particularmente eficazes em aumentar a felicidade das pessoas. O estudo listou as 10 músicas que são campeãs em trazer alegria e bem-estar. Claro que esse tipo de estudo é quase inútil por ter um universo de investigação muito restrito. Cadê as muitas músicas brasileiras que não estão aí? Então, fica registrado meu protesto.
1. “Don’t Stop Me Now” – Queen
Lançada em 1978, “Don’t Stop Me Now” é um dos grandes sucessos do Queen. A energia contagiante de Freddie Mercury, combinada com um ritmo acelerado e letras otimistas, fazem dessa música uma verdadeira injeção de ânimo. A batida acelerada de aproximadamente 156 batidas por minuto (bpm) e a progressão de acordes maior contribuem para a sensação de euforia.
2 - “Dancing Queen” – ABBA
“Dancing Queen” é um clássico dos anos 70 da banda sueca ABBA. Lançada em 1976, a música tem um ritmo de 100 bpm e é conhecida por suas harmonias vocais exuberantes e uma melodia que evoca a liberdade e a alegria da dança. A combinação de letra, ritmo e melodia faz com que seja quase impossível ouvir “Dancing Queen” sem querer se levantar e dançar.
3 - “Good Vibrations” – The Beach Boys
Lançada em 1966, “Good Vibrations” é um hino ao sentimento de bem-estar. A música dos Beach Boys utiliza harmonias vocais complexas e uma produção inovadora para criar uma sensação de alegria pura. Com sua melodia cativante e letras positivas, “Good Vibrations” continua a ser uma escolha popular para elevar o humor.
4 - “Uptown Girl” – Billy Joel
“Uptown Girl”, lançada em 1983, é uma das músicas mais icônicas de Billy Joel. A canção tem uma batida animada de 128 bpm e uma melodia alegre que faz com que as pessoas se sintam bem. A história leve e divertida de um homem apaixonado por uma garota da alta sociedade, combinada com o ritmo contagiante, faz com que “Uptown Girl” seja uma escolha frequente para playlists de felicidade.
5 - “Eye of the Tiger” – Survivor
Conhecida por ser a trilha sonora do filme “Rocky III”, “Eye of the Tiger” foi lançada em 1982 e rapidamente se tornou um hino de motivação e superação. Com 109 bpm, a música tem um ritmo pulsante e letras que inspiram determinação e coragem. É frequentemente usada para impulsionar a energia e a confiança, tornando-se uma ótima escolha para aumentar o ânimo. (esta eu gosto muito)
6 - I Will Survive” – Gloria Gaynor
“I Will Survive”, lançada em 1978, é um hino de empoderamento e resiliência. A voz poderosa de Gloria Gaynor, combinada com uma melodia que evolui de forma crescente, cria uma experiência musical que eleva o espírito. Com suas letras sobre superação e autoafirmação, a música se tornou um clássico que continua a inspirar e alegrar gerações.
7 - Happy” – Pharrell Williams
Lançada em 2013, “Happy” rapidamente se tornou um dos maiores sucessos de Pharrell Williams. A música tem um ritmo acelerado de 160 bpm e uma melodia alegre que é impossível de ignorar. As letras falam sobre a felicidade e a celebração da vida, e o ritm
o cativante faz com que seja difícil ouvir “Happy” sem começar a sorrir e dançar.
8 - Walking on Sunshine” – Katrina and the Waves
“Walking on Sunshine” é uma música lançada em 1983 pela banda Katrina and the Waves. Com um ritmo energético de 110 bpm e uma melodia contagiante, a música é uma explosão de alegria e otimismo. As letras falam sobre a sensação de estar nas nuvens, e a energia da música é perfeita para levantar o ânimo e trazer felicidade instantânea.
9 - I’m a Believer” – The Monkees
Lançada em 1966, “I’m a Believer” é um dos maiores sucessos da banda The Monkees. A música tem um ritmo alegre de 160 bpm e uma melodia cativante que é difícil de esquecer. As letras falam sobre o amor e a descoberta da felicidade, e a energia positiva da música a torna uma escolha perfeita para qualquer momento em que se precise de um ânimo extra.
10 - Girls Just Want to Have Fun” – Cyndi Lauper
“Girls Just Want to Have Fun” foi lançada em 1983 e se tornou um hino feminista e de diversão. A música de Cyndi Lauper tem um ritmo animado de 120 bpm e uma melodia alegre que celebra a liberdade e a diversão. As letras falam sobre a importância de aproveitar a vida e se divertir, e a energia da música é contagiante, fazendo com que seja uma escolha popular para festas e momentos de celebração.
E já que Girls Just Want to Have Fun está aqui(merecidamente), tenho que citar essa graça coreana chamada Yoyomi, que fez sucesso enorme nas redes com esse vídeo.
E AÍ, ARRASTA O SOFÁ, DEIXA TOCAR, DANCE E SEJA FELIZ.
################################
Fonte da pesquisa:
Oi Edu, não conhecia o estudo, mas concordo muito com o resultado, tanto que uso a música de propósito quando quero mudar meu humor. Quantas vezes já não coloquei várias dessas músicas da sua lista quando estava meio desanimada e em pouco tempo estava dançando! Cheguei a escrever um conto, Procura-se: Felicidade, onde a personagem principal usa a mesma tática.
ResponderExcluirA única da lista que não me traz muita alegria é Happy, porque tive a ideia brilhante de colocar como toque de chamada no celular da minha mãe. Ela amou, já eu evito a música desde então... hahahaha... fora toque de celular, só despertador para estragar uma música assim.
Até breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
É tal poder da música!!
ExcluirEste é um post que poderia gerar inúmeros filhotes, e digo por quê: As escolhas sempre são pessoais. Você citou a ausência da música brasileira e está certíssimo. Mas há outro fator (importantíssimo): você PRECISA conhecer as músicas para que elas façam efeito.Dessa lista a única que aprovei sem restrições foi "I will survive". Na minha play list da alegria estariam YMCA do Village People e Let's spend the night together, dos Stones. E na sua?
ResponderExcluirPois é, toda "lista dos dez mais" nunca é consenso. Gosto do Village People. Eu colocaria na lista "Mas Que Nada" do Jorge Ben Jor (nunca o perdoei por colocar esse "jor" totalmente desnecessário). E um monte de outras, claro.
ExcluirEdu, gostei muito das tuas sugestões e só não posso arrastar o sofá e dançar pois minhas pernas andam críticas, doem muiiiiiiito! Mas ouvir faz bem e alegra! abraços, chica
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHá alguns cantores e músicas que eu gosto aí nessa lista.
ResponderExcluirSobre não haver músicas brasileiras inclusas na lista, dificilmente esses estudos internacionais selecionam produções ou contribuições brasileiras. É uma realidade constatada. É assim também quando listam obras literárias, por exemplo e além. Já ando meio acostumada de testemunhar isso e apenas acho que poderia ser algo mais abrangente, claro, que envolvesse outros países também, além dos norte-americanos e europeus sempre presentes e em destaque, predominantes, no resultado ou na listagem final. Porém, isso é como ficou, acredito que outras produções, de outras nações, chegaram a ser consideradas, mas na lista final ficaram de fora e o resultado foi esse aí.
Mas compartilhar música é tudo de bom, eu adoro música e conversar sobre músicas, trocar informações sobre músicas e a sua postagem traz isso.
Bom final de domingo e boa semana! 🎈
O meu pai esteve no Rock in Rio em 1985 e conheceu minha mãe lá. Então, eu sou muito Queen.. Love of my life. rsrsrsrs
ResponderExcluirAbraços 🐾 Garfield Tirinhas
Pô que bacana, um encontro rock in roll!!!!!!
ExcluirO poder da música é muito grande. Tem tudo o que a nossa alma reclama e o corpo convoca. Deixa-nos uma lista enorme de grandes músicas. Gosto de muitas, mas não posso deixar a minha admiração por Freddie Mercury. Obrigada.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Excelente seleção musical.
ResponderExcluirA música é das melhores invenções humanas.
Boa semana.
Um abraço.
'Happy' realmente é uma música contagiante. Fui lendo o texto e aguardando você falar dela. Gostei demais do post. Parabéns.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Gostei imensamente das músicas escolhidas, Edu.
ResponderExcluirAmo ouvir boa música.
Abençoada semana
Um abraço
Verena
Olá, Eduardo!
ResponderExcluirUma seleção espetacular
Fico com ABBA só para escolher uma preferida, mas tem outras...
Dançar e cantar é muito bom.
Seleção nota dez.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos de paz
Dudualdo, que postagem bacana meu amigo!
ResponderExcluirParabéns.
Eu gosto muito de música, e até tenho um DJ que mora na inha cabeça e coloca músicas o dia inteiro.
Olha, se você ainda não escutou, escute a música Tá escrito, do cantor Xande de Pilares.
Eu confesso que não gosto de pagode, mas essa música é incrível. O Xande foi abençoado com essa letra e essa melodia.
Não tem como uma pessoa chateada escutar essa música e não ter seu astral levantado.
Escuta aí.
Dessas mísicas que postou eu gosto de todas, mas a da Glória Gaynor, por incrível que pareça, me deixa pra baixo. Estranho né?
Um abraço Dudualdo!!
Ah, se puder, escute também a música Invisivel DJ, da banda Ira!
A letra dela fala disso.
a música é boa mas a letra o verso " É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar" é bem questionável...
ExcluirWonderful selection of songs. Music 🎶 🎵 is very powerful. Warm greetings from Montreal, Canada ❤️ 🇨🇦
ResponderExcluirEu adoro “Dancing Queen” do ABBA e também "Girls Just Want to Have Fun” da Cyndi Lauper, até hoje ouço! Mas há muitas outras músicas com o mesmo efeito, inclusive brasileiras.
ResponderExcluirBoa semana! :-)
Verdade Edu, cadê o vasto repertório brasileiro que amamos e também faz a nossa felicidade ? Dessa plylist gostava de ouvir o Mercury com aquele vozeirâo que contagiava. De verdade ,não sou muito musical , deveria ouvir mais porque uma boa música enche a nossa alma de alegria e da nostalgia dos bons tempos.
ResponderExcluirAbraço Edu
Boa tarde. Uma excelente tarde terça-feira com muita paz e saúde. Eduardo o Museu Rebobina é incrível, só você conhecendo pessoalmente.
ResponderExcluirEduardo, adorei o texto! Mas olha… esse estudo aí escorregou no vinil! Como é que vão falar de músicas que trazem alegria e deixam o coração leve, sem incluir vou brincar tá? Um samba de raiz, uma marchinha de carnaval ou até um bom pagodinho de esquina? A felicidade sonora do Brasil é um patrimônio à parte a gente dança até na saudade.
ResponderExcluirE cá entre nós: tem música nossa que cura dor de amor, espanta mau humor e ainda faz a faxina render. Isso sim é ciência! Então fica aqui também o meu protesto ritmado, com direito a batuque e refrão: alegria sem Brasil é playlist incompleta!
Um belo texto amigo!
Abraço!
Olá, amigo Edu, pois eu também deixo aqui meu protesto
ResponderExcluirpela ausência da música brasileira.
Onde estão nossos melhores compositores e intérpretes:
Milton Nascimento, Chico Buarque, Toquinho e Vinícius,
Paulinho da Viola, Tom Zé, João Gilberto, Roberto Carlos,
Ataulfo Alves, Cartola, Nelson Cavaquinho, João Donato,
Carlos Lyra e por aí segue.
Um grande abraço.
SPOILER ALERT! 😺
ResponderExcluirNova tirinha publicada.
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas
Olá Eduardo! Também protestaria por não ter nenhum Djavan! Mas olha, essa playlist que você fez ficou ótima. Eye of the Tiger também toca em Supernatural - série - é uma das minhas favoritas de longeee. Happy de Pharrell Williams está na minha playlist de faxina, bem animada junto com Walking on Sunshine. Girls Just Want to Have Fun, sem palavras pq voce já falou tudo: HINOOO.
ResponderExcluirNão conhecia esse vídeo da Yoyomi haha- achei uma gracinha mesmo :D Obrigada pelo conteúdo e parabéns!
https://jusreads.blogspot.com/
Olá, Edu, mas bah, música é vida, é beleza, é emoção,
ResponderExcluiré alegria e também podemos mergulhar numa tristeza, rememorando pessoas, nossos entes queridos e fatos.
Porém, cadê as músicas brasileiras ?
Gosto de muitas músicas americanas, francesas e italianas,
São maravilhosas, lembro lá atrás, na minha juventude.
Nosso casamento foi com um coral cantando Dio, como ti amo!
Lindo de morrer! rss
A música italiana é belíssima! Minha preferida.
Essa tua postagem deu trabalho, heim? Mas ficou show. Não são as minhas preferidas, mas não vivo sozinha no mundo, então, valeu. Fizeste tudo no capricho, ficou muito bom!
Escutava muito "I Will Survive” – Gloria Gaynor.
Hoje escuto muito música clássica e os grandes sucessos da música internacional, muito deles instrumental. E o sambinha para alegrar a vida de vez em quando. Muito coisa boa, tivemos. Hoje, estamos aqui com falta dos grandes compositores, nosso país está parado...
Gostei da postagem.
Uma boa semana!
Abraço.
Sua lista está excelente, embora certamente faltou música brasileira nesta lista, mas aí há de se levar em conta que nosso país não figura entre os mais lembrados pelo resto do mundo. Infelizmente é uma realidade. Abraço!
ResponderExcluirEstão aí muitos bons nomes e músicas, gosto! =)
ResponderExcluirBoa semana
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Eu escuto música o dia todo, Eduardo.
ResponderExcluirTenho 2 Alexas que vivem ligadas na Antena 1.
Sou apaixonada por música americana.
Sua relação é muito boa.
Quanto a foto da criança no Leite Piracanjuba, precisa ser compartilhada.
Pode nem adiantar, mas compartilhar é preciso.
Hoje comprei outro leite Piracanjuba e tem a foto de outra criança.
Estou compartilhando no Facebook, X e Threads.
Abraço,
ResponderExcluirA música exerce uma grande influência nas nossas emoções, afetando desde o nosso estado de espírito .
Ouço música todo o dia !
Não vivo sem ela.
Mudo de gênero de música consoante o meu estado de espírito!
Adorei o teu post.
Beijinho e óptimo dia, Edu.😘
Acho que vou subscrever dois comentários: o de Taís e o de Fernanda. Achei ótimo Fernanda ter dito que uma boa música (brasileira) anima até faxina. Das pessoas que passaram por aqui para cuidar da nossa casa, todas amavam um radinho de pilha. E só ouviam música brasileira. Sou do tempo do radinho de pilha, rsrs, e elas também. Não há a menor possibilidade de pensarmos em vida inteligente sem música. Ela regula os hormônios e o bom humor, rsrs.
ResponderExcluirAh, e a essa lista? Não a aprovei, estou mais para Raul Seixas...
Mas louvo a sua postagem. A reprodução da lista pé boa para saber o que pensam eles. E o que pensamos nós. Acho que o sentimento de brasilidade falou mais alto, rsrsrs
Um abraço,
Concordo que algumas destas músicas trazem felicidade, mas não todas.
ResponderExcluirDancing Queen: me traz uma sensação de melancolia, não acho tão alegre assim...
I Will Survive: não vejo felicidade nesta música. Para mim é uma música mais de resistência. Ouça a musica "Ai, Wilson vai", esta sim é pura alegria e risadas.
"Happy" e "Girls Just Want to Have Fun" são as que sinto felicidade quando ouço.
Algumas eu não conheço e achei chatas. Este pessoal de fora não conhece o "axé music" que para mim traz bastante felicidade.